Multi-dispositivo
Jogo mental: Caça borboletas
Jogo mental de treino cognitivo
Jogue online ao "Caça borboletas" e potencie as suas habilidades cognitivas
Aceda a este recurso científico de treino cerebral
Desafie o seu cérebro
Caça borboletas é um jogo de treino cerebral que estimula diferentes habilidades cognitivas. Para avançar no jogo, temos que capturar o maior número possível de borboletas, evitando chocar com o resto dos animais que se cruzarão no nosso caminho. À medida que aumenta o nível de complexidade deste jogo de treino mental, as exigências cognitivas serão maiores.
A dificuldade deste jogo mental vai-se adaptando à medida que vamos treinando. Caça borboletas é um recurso científico desenhado para medir continuamente o nosso desempenho e regular de maneira automática a complexidade das tarefas, optimizando assim o nosso treino cognitivo. O jogo mental Caça borboletas foi aperfeiçoado para que crianças, adultos e idosos treinem e estimulem as capacidades cognitivas essenciais.
Como melhora o jogo mental "Caça borboletas" as minhas habilidades cognitivas?
Os jogos e treinos de estimulação cognitiva da CogniFit, como Caça borboletas, melhoram as nossas capacidades cognitivas através da plasticidade cerebral. Quando usamos uma habilidade cognitiva, no nosso cérebro acontece um determinado padrão de activação neuronal. A repetição deste padrão (quer dizer, a práctica de actividades que implicam esta habilidade cognitiva), faz que a activação neuronal se realize de maneira mais rápida, precisa e eficiente. Esta activação mais eficaz, fortalece e melhora as nossas capacidades cognitivas, o que ajuda a optimizar as actividades da vida diária.
1ª SEMANA
2ª SEMANA
3ª SEMANA
Ligações Neuronais CogniFit
Que habilidades posso treinar com o jogo mental "Caça borboletas"?
As habilidades cognitivas que pode melhorar com este jogo para treinar a mente são:
- Tempo de reacção:Neste jogo mental tem que caçar as borboletas antes de que desapareçam do ecrã, por isso temos que ter bons reflexos para alcançá-las a tempo e para evitar os intrusos. Ao practicar este exercício estamos a estimular as redes neuronais implicadas na velocidade da reacção. Melhorar esta habilidade cognitiva ajuda-nos a ser mais ágeis e eficazes no momento de responder aos estímulos e situações. Por exemplo, quando nos perguntam numa entrevista e devemos responder rapidamente e bem.
- Coordenação olho-mão:Este jogo mental foi desenhado para que tenhamos que levar a personagem onde estão os objectivos, evitando os obstáculos. Ao practicar estes exercícios, estamos a estimular a nossa coordenação óculo-motora. Melhorar esta habilidade pode ajudar-nos a ser mais eficazes em múltiplas situações da nossa vida diária. Como por exemplo, quando temos que abrir uma lata ou desapertar um parafuso.
- Percepção espacial:Se queremos deslocar-nos pelo ecrã para caçar as borboletas e evitar os obstáculos, necessitaremos usar bem os espaços. Ao praticar este exercício, activamos e treinamos as ligações neuronais implicadas na percepção espacial. Melhorar esta habilidade cognitiva é importante para ajudar-nos a ser mais eficazes no momento de gerir o nosso espaço, minimizar o número de quedas por choques com os objectos que nos rodeiam, ou permitir-nos conduzir com maior precisão, sem sair das linhas brancas que dividem as vias.
Outras habilidades cognitivas relevantes são:
- Percepção visual: No jogo de treino cerebral Caça borboletas devemos identificar correctamente cada um dos animais voadores que se cruzam no nosso caminho. Ao practicar este exercício estamos a fortalecer as áreas cerebrais implicadas na percepção visual. Melhorar esta habilidade cognitiva pode ajuar-nos a interpretar a informação que recebemos do nosso meio-envolvente. Como por exemplo, identificar letras ou objectos da maneira mais eficaz.
- Rastreio visual:Para completar cada nível deste jogo mental, temos que procurar e localizar onde estão os objectivos e onde estão os não-objectivo. Ao practicar este exercício, estimulamos a capacidade de rastreio visual. Melhorar esta habilidade cognitiva é importante para detectar eficientemente os estímulos do nosso meio-envolvente. Esta habilidade cognitiva é especialmente importante para desportistas, ou conductores uma vez que nos permite localizar e interpretar correctamente os estímulos.
- Atenção focalizada:Neste jogo é importatnes que nos centremos em detectar e reconhecer a presença de estímulos objectivo, respondendo a estes de maneira diferente que aos estímulos distractores. Ao practicar este exercício estamos a estimular a nossa atenção focalizada. Melhorar esta habilidade cognitiva ajuda-nos a minimizar as distracções e ser mais eficazes em múltiplos âmbitos da nossa vida que requerem a capacidade de atenção.
O que acontece quando não treino as minhas capacidades cognitivas?
O nosso cérebro está desenhado para poupar recursos, de modo que tende a eliminar as ligações que não se usam. Deste modo, se não se aplica normalmente uma habilidade cognitiva, o cérebro não fornece recursos para esse padrão de activação neuronal, pelo que se torna cada vez mais fraco. Isto torna-nos menos ágeis para aplicar dita função cognitiva, fazendo-nos menos eficazes nas actividades do nosso dia-a-dia.