Planificação
Neuropsicologia das funções executivas.
Aceda a um conjunto de testes cognitivos para avaliar a capacidade de planificação
Identifica e avalia a presença de alterações ou défices
Estimula a capacidade de planificação e outras funções executivas
A planificação é uma habilidade cognitiva fundamental que forma parte das funções executivas. A planificação pode definir-se como a capacidade para "pensar no futuro", de anticipar mentalmente a forma correcta de executar uma tarefa ou alcançar uma meta específica.
A capacidade de planificação é o processo mental que nos permite seleccionar as acções necessárias para alcançar uma meta, decidir sobre a ordem apropriada, asignar a cada tarefa os recursos cognitivos necessários e o establecer do plano de acção adequado.
Embora todas as pessoas tenham uma capacidade de planificação, em cada indivíduo manifesta-se de forma diferente. Esta função executiva depende de elementos como a plasticidade cerebral, mielinização, establecimento de novas rotas ou ligações sinápticas, etc... Para planificar uma tarefa de forma eficaz, é necessário contar com a informação necessária, mas também, ser capaz de estabelecer mentalmente uma sintese adequada de todos os dados.
A degradação ou alteração da capacidade de planificação faz que certas coisas pareçam mais difíceis, como, por exemplo, organizar uma actividade ou um evento, fazer a compra, seguir instrucções, terminar uma tarefa ou arrumar a mochila para ir à escola, etc...
A boa noticia, é que os processos mentais implicados na capacidade de planificação (estabelecimento de metas, desenho de planos e programas adequados, etc...) com a estimulação cognitiva adequada e hábitos de vida saudáveis, podem ser treinados e melhorados. Na CogniFit temos os melhores instrumentos para isso.
Exemplos de planifcação. Características das pessoas que apresentam alterações na capacidade de planificação
Alguns exemplos da vida quotidiana onde utilizamos a nossa capacidade de planificação podem ser: Organizar uma viagem, as férias, preparar a lista da compra, cozinhar, fazer a tarefa ou preparar a mochila para ir à escola, limpar o quarto, etc...
Os adultos ou crianças que apresentam défices na sua capacidade de planificação tem dificuldades em saber como começar a fazer uma tarefa ou planificar um projecto. É normal que estas pessoas se sintam assustadas ao tentar dividir uma tarefa em diferentes partes. Também é possível que lhes custe entender a ideia ou meta principal. As pessoas com baixos níveis de capacidade mental podem apresentar os seguintes sintomas ou características:
- Têm problemas para tomar decisões correctas
- Apresentam dificuldades para anticipar as consequências dos seus actos
- Não são capazes de calcular correctamente o tempo que demoram em fazer qualquer coisa
- Não são bons a definir prioridades nem a definir a ordem de importância dos passos
- Distraem-se com facilidade, esquecem facilmente as coisas
- Apresentam normalmente baixos indíces de productividade ou creatividade
- Podem fazer a tarefa muito rápido (mas, de forma descuidada) ou muito devagar (e de forma imcompleta)
- Têm dificuldades para pensar, ou fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo
- Se acontecem imprevistos ficam bloqueados
- Demoram mais tempo que outras pessoas para mudar de actividade, etc...
Instrumentos ou provas para avaliar a capacidade de planificação. Como identificar os défices?
Através da avaliação neuropsicológica da CogniFit, poderá avaliar de forma eficaz e fiável um longo rango de habilidades cognitivas relacionadas com as funções executivas e outras funções cerebrais, entre as quais, a planificação. Todas as habilidades foram normalizadas e validadas científicamenteem base aos estudos de diversas universidades como a Universidade de Tel Aviv University, Sackler School of Medicine).
Em concreto, para avaliar a capacidade de planificação, temos duas tarefas baseadas em vários testes clássicos, entre eles, o teste clássico TOL: Torre de Londres, Shallice (1982). Estas tarefas estão encarregadas de avaliar como o usuário prevê um acontecimento e se antecipa a el. A área do cérebro responsável da planificação e a tomada de decisões é o chamado córtex frontal ventrolateral, região que controla os processos do pensamento complexo e ajuda a tomar decisões, formular metas, distribuir productivamente o tempo e as acções cognitivas, e ser propípicios à auto-regulação. Avaliar estas áreas cognitivas permite quantificar aspectos importantes na capacidade de planificação de objectivos do sujeito. Além da planificação, com estas tarefas também avaliamos a percepção espacial, a memória visual a curto prazo e o rastreio visual.
O Teste Cognitivo de Concentração VISMEM-PLAN, foi inspirado na prova de dígitos directos e indirectos de Wechsler Memory Scale (WMS), do teste clássico Memory Malingering (TOMM) e do teste clássico Torre de Londres (TOL), os quais medem diferentes habilidades cognitivas implicadas nas funções executivas. Esta tarefa permite realizar um rastreio cognitivo básico da capacidade de organização, estructuração, atenção e sistematização das actividades que realizem o sujeito.
O Teste de Programação VIPER-PLAN, foi inspirado no teste clássico Torre de Londres (TOL) e no teste clássico Hooper Visual Organisation Task (VOT) (1983). Ajudará o profissional a quantificar a capacidade do sujeito de organizar e planificar.
Como reabilitar ou melhorar a capacidade de planificação e outras funções executivas?
Como qualquer outra habilidade cognitiva, a planificação e todas as nossas funções executivas podem treinar-se, aprender e melhorar, e na CogniFit ajudamos-lhe a fazê-lo de forma profissional.
Os exercícios de estimulação cognitiva que oferece a CogniFit permitem treinar as funções executivas e capacidade de planificação mental. O estudo da plasticidade cerebral ensinou-nos que quanto mais utilizamos um circuito neuronal, mais forte se torna. Isto é aplicável às redes neuronais que intervêm na capacidade de planificação mental.
O programa de estimulação cognitiva da CogniFit foi criado por uma completa equipa de cientistas, neurologistas e psicólogos cognitivos que estudam a plasticidade sináptica e os processos de neurogénese. O sistema patenteado de estimulação cognitiva da CogniFit, avalia de forma precisa a capacidade de planificação e outras funções executivas fundamentais e, em base aos resultados obtidos, oferece ao indivíduo, de forma automatizada, um completo regime de treino cognitivo personalizado e enfocado a melhorar a sua capacidade de planificação e outras possíveis funções executivas que podem apresentar-se alteradas.
Para estimular os processos cognitivos implicados na capacidade de planificação, é necessário um treino adequado e constante. A CogniFit é o instrumento utilizado pela comunidade científica e centros de saúde em todo o mundo. Para uma correcta estimulação são necessários 15 minutos por dia (2-3 dias por semana).
Os exercícios online da CogniFit melhoram o perfil cognitivo e podem ajudar a fomentar a plasticidade neuronal, criação de novas sinápses e circuitos neuronais capazes de re-organizar e recuperar a função das áreas cognitivas ou funções executivas mais degradadas, entre as quais a capacidade de planificação.
Este programa está disponível via online. Os diferentes exercícios interactivos, são jogos mentais que podem practicar-se através do computador. Depois de cada sessão, a CogniFit apresentará um gráfico detalhado com a evolução do estado cognitivo.