Quão boa é a sua concentração? Teste de Concentração
Teste neuropsicológico online inovador. Estuda o funcionamento cerebral e faz uma triagem cognitiva completa. Avalia os processos cognitivos que influenciam a concentração e identifica o nível de risco de sofrer algum tipo de distúrbio cognitivo associado à atenção*.
A quem se dirige?
Teste Online de avaliação cognitiva de Concentração (CAB-AT)
Você vai criar uma conta de gerenciamento de pacientes. Essa conta foi criada para ajudar os profissionais de saúde (médicos, psicólogos...) no diagnóstico e na estimulação cognitiva.
Vai criar uma conta de gestão de alunos. Esta conta foi pensada para ajudar a diagnosticar e intervir em distúrbios cognitivos em crianças e jovens estudantes.
Vai criar uma conta de pesquisa. Esta conta foi especialmente elaborada para auxiliar pesquisadores nos seus estudos nas áreas cognitivas.
* As licenças de avaliação podem usar qualquer tipo de avaliação
Testes computadorizados para avaliar a concentração
Testes computadorizados para avaliar a concentração
- Avalia o estado actual das habilidades cognitivas relacionadas à concentração.
- Para crianças acima de 7 anos, jovens, adultos e idosos.
- A duração aproximada do teste é de 15-20 minutos.
- Análise da fiabilidade da avaliação - Apena em inglês Download
A Avaliação de Concentração CogniFit (CAB-AT) é uma ferramenta profissional líder, que consiste numa série de tarefas e testes, usada para detectar e avaliar com rapidez e precisão a presença de sintomas, características e disfunções nos processos cognitivos associados à atenção.
Este inovador teste de concentração online é um recurso científico que permite uma triagem mental completa para download, e em apenas 15-20 minutos, para dar a conhecer pontos fortes e fracos cognitivos, bem como avaliar o índice de risco para distúrbios associados à concentração. Este teste destina-se a crianças com mais de 7 anos, jovens e adultos. Qualquer utilizador particular ou profissional pode lidar com esta avaliação neuropsicológica sem dificuldade.
Protocolo digitalizado para a avaliação de concentração (CAB-AT)
Protocolo digitalizado para a avaliação de concentração (CAB-AT)
Esta ferramenta neurocognitiva abrangente para avaliação da concentração on-line consiste em testes. Estes testes e tarefas visam detectar e avaliar com rapidez e precisão as diferentes funções cerebrais relacionadas a essa área cognitiva.
A pessoa que mostra sinais ou risco de sofrer um distúrbio associado à atenção deve responder a um questionário inicial que avalia o bem-estar físico, emocional e social para a idade e, automaticamente, deve executar uma série de exercícios e tarefas apresentadas na forma de jogos de computador simples.
Questionário sobre critérios de diagnóstico
Uma série de perguntas fáceis de responder são apresentadas com o objetivo de detectar o seu bem-estar geral. O questionário contém testes de triagem adaptados à idade da pessoa.
Factores neuro-psicológicos e perfil cognitivo
Continue com tarefas destinadas a avaliar os principais fatores neuropsicológicos identificados na literatura científica para distúrbios associados à concentração. Atender, acima de tudo à atenção dividida e atenção focalizada, entre outras. Utiliza escalas e testes para a idade do utilizador.
Relatório completo de resultados
No final do teste de concentração, receberá um relatório de resultados totalmente detalhado, onde o índice de risco para déficit de atenção ou concentração aparece (baixo-médio-alto), sintomas e sinais de alerta, perfil cognitivo, análise de os resultados, recomendações e diretrizes. Os resultados oferecem informações valiosas e base para a identificação de estratégias de suporte ou encaminhamento ao profissional especializado, para que possam realizar mais testes e estudar o caso com mais detalhes.
Resultados Psico-métricos
Resultados Psico-métricos
O Teste Cognitivo para a Concentração (CAB-AT), usa algoritmos patenteados e tecnologia de inteligência artificial (IA) que permitem analisar mais de mil variáveis e notificar se existe o risco de haver algum problema associado à concentração em através de resultados psicométricos satisfatórios.
Cada uma das tarefas neuropsicológicas que a Avaliação Cognitiva para concentração (CAB-AT) expõe seguiu o método científico. Isso garante características psicométricas apropriadas para uma avaliação eficaz das funções cognitivas e do seu estado mental geral.
O perfil cognitivo do relatório neuropsicológico tem alta confiabilidade e consistência. Utilizando delineamentos de pesquisa transversal, foram obtidas estatísticas psicométricas com valores próximos a 0,9, como o coeficiente alfa de Cronbach. Os testes Teste-Retorno obtiveram valores próximos a 1, o que demonstra alta confiabilidade.
Ver tabela de validaçãoA quem se dirige?
A quem se dirige?
Esta avaliação de concentração (CAB-AT) pode ser aplicada a um amplo espectro da população, sejam crianças acima de 7 anos, adultos ou idosos saudáveis, ou patologicamente saudáveis.
Qualquer utilizador individual ou profissional pode lidar facilmente com essa avaliação neuropsicológica. Para usar este programa , não é necessário ter conhecimentos avançados de neurociência ou informática. Destina-se especialmente a:
Utilizadores privados
Conhecer o estado da minha concentração, bem como os meus pontos fortes ou fracos
Profissionais de saúde
Avaliar com precisão os meus pacientes e fornecer um relatório abrangente de resultados
Escolas e professores
Detecte os alunos com problemas de concentração. Ajude a evitar o fracasso escolar e problemas sociais
Pais, cuidadores e outras pessoas
Identificar se os meus entes queridos estão em risco de problemas em alguma área de atenção
Pesquisadores
Medir as habilidades cognitivas dos participantes da pesquisa
Vantagens
Vantagens
O uso deste suporte informático baseado em metodologia científica para avaliar com rapidez e precisão a concentração, presença de sintomas associados a um distúrbio associado à desatenção e disfuncionalidades nos processos cognitivos oferece múltiplas vantagens:
FERRAMENTA PROFISSIONAL
A avaliação cognitiva para a concentração (CAB-AT) é um recurso profissional criado por especialistas em neuropsicologia. Os testes cognitivos foram patenteados. Este instrumento líder é usado pela comunidade científica, faculdades, universidades, associações, fundações e centros médicos em todo o mundo.
FÁCIL DE GERIR
Qualquer utilizador individual ou profissional (médico, psicólogo, professor, etc.) pode usar pessoalmente essa avaliação neuropsicológica sem a necessidade de conhecimentos avançados em neurociência ou informática. O formato interativo permite uma gestão ágil e eficiente.
TOTALMENTE AUTOMÁTICO
As tarefas de teste cognitivo do CogniFit são totalmente automatizadas, para que o utilizador possa realizá-las independentemente de casa. Quando essa avaliação cognitiva é recomendada por um profissional de saúde, o utilizador pode realizá-la na própria consulta ou em qualquer lugar em que a Internet esteja disponível. Permitindo economizar tempo nos relatórios.
USO SIMPLES
Todas as tarefas clínicas são apresentadas automaticamente na forma de jogos interativos divertidos, facilitando a compreensão, especialmente para as crianças.
RELATÓRIO DETALHADO DE RESULTADOS
A avaliação de concentração (CAB-AT) oferece feedback rápido e preciso, construindo um sistema completo para análise dos resultados. Ajuda a reconhecer e entender os sintomas, pontos fracos, pontos fortes e o índice de risco.
ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES
Este poderoso software permite analisar mais de mil variáveis e oferecer recomendações muito específicas, adaptadas às necessidades de cada pessoa.
Em que casos é recomendável aplicar esse teste de avaliação cognitiva para a concentração?
Em que casos é recomendável aplicar esse teste de avaliação cognitiva para a concentração?
Graças à sua fácil aplicação e às excelentes qualidades psicométricas, a CogniFit Cognitive Assessment for Concentration (CAB-AT) pode ser altamente recomendada para ver o risco de apresentar sintomas de algum distúrbio cognitivo relacionado à atenção em crianças, jovens, adultos ou idosos.
Se houver suspeitas de que uma pessoa esteja a sofrer de algum tipo de distúrbio relacionado à concentração ou simplesmente queira conhecer o seu estado cognitivo, é recomendável realizar essa avaliação. O seguimento do perfil cognitivo e do bem-estar de uma pessoa permite a detecção precoce de vários distúrbios , evitando a cronicidade ou permitindo que o tratamento comece o mais rápido possível.
Os testes neuropsicológicos da CogniFit podem ser úteis para detectar:
Dificuldades em se concentrar e atender a um estímulo
Os problemas de desatenção geralmente podem ser causados por sobrecarga de stress ou estímulo ao mesmo tempo; nesse caso, são geralmente transitórios e de natureza leve. As pessoas que têm falta de concentração geralmente são facilmente distraídas, não prestam atenção aos detalhes e cometem erros ou descuido quando precisam trabalhar num projeto chato ou difícil (tarefas escolares, no local de trabalho ou em outras actividades).
Incapacidade de ouvir e acompanhar uma conversa
Essa avaliação seria muito útil no caso de crianças ou adultos desatentos. Este tipos de pessoas têm dificuldades em processar e atender ou concentrar-se nos estímulos recebidos. De facto, muitas vezes parece que não estão a ouvir quando fala com eles. Têm dificuldade em se concentrar no que alguém está a dizer e têm dificuldade em seguir as regras ou instruções dadas para concluir uma tarefa ou projecto.
Tendem a perder e esquecer coisas ou ferramentas frequentemente
A utilidade desta avaliação neuropsicológica é indicada para aqueles que perdem facilmente as coisas ou ferramentas necessárias para as suas actividades, ou tarefas (brinquedos, utensílios escolares ou de trabalho, ferramentas, etc.). Distraem-se facilmente e esquecem muitas coisas.
Pouca motivação ao executar uma tarefa
Quando há falta de motivação, é importante descobrir o motivo, as pessoas com déficit de concentração geralmente têm problemas ao organizar e concluir tarefas e actividades, e isso, em muitos casos, não tem nada a ver com a pessoa seja preguiçosa ou não entenda as instruções. Simplesmente o seu cérebro tem maior dificuldade em reprimir estímulos externos e atender a uma única acção. Por esse motivo, é importante entender completamente a origem dessa sensação.
V2_ASSESS_test_concentracion_CASES_SINT_1_5
Estes testes ou estudos mentais podem-nos ajudar a saber se os sintomas ou queixas que a pessoa apresenta são normais para a idade.
V2_ASSESS_test_concentracion_CASES_SINT_1_6
V2_ASSESS_test_concentracion_CASES_SINT_1_6_A
Descrição do questionário de critérios diagnósticos
Descrição do questionário de critérios diagnósticos
A falta de concentração é um dos sintomas mais frequentes actualmente. Muitas vezes é algo transitório, mas outras vezes são devido a algum distúrbio mais importante. Portanto, qualquer alteração nessa área cognitiva deve ser analisada através de uma série de sintomas e sinais. Esses indicadores podem nos fazer suspeitar da presença de algum distúrbio relacionado à atenção. Portanto, a primeira etapa da avaliação de concentração da CogniFit (CAB-AT) consiste num questionário sobre o bem-estar físico, mental e social do utilizador, de acordo com o segmento etário.
As perguntas apresentadas aqui são semelhantes às que podem ser encontradas numa entrevista clínica geral, no entanto, foram simplificados para que possam ser entendidos e respondidos por praticamente qualquer pessoa.
Consiste numa série de itens fáceis de responder que devem ser preenchidos pelo tutor ou profissional responsável pela avaliação. O questionário inclui perguntas sobre os seguintes domínios: bem-estar físico (estar numa condição física apropriada), bem-estar psicológico (um bom estado dos nossos processos cognitivos e emocionais) e bem-estar social (manter relacionamentos saudáveis e ricos com as pessoas no nosso ambiente). As questões pertencentes a cada domínio são adaptadas para o quotidiano de crianças e adolescentes dessa idade.
Consiste numa série de itens fáceis de responder que devem ser preenchidos pelo tutor ou profissional responsável pela avaliação. O questionário inclui perguntas sobre os seguintes domínios: bem-estar físico (estar numa condição física apropriada), bem-estar psicológico (um bom estado dos nossos processos cognitivos e emocionais) e bem-estar social (manter relacionamentos saudáveis e ricos com as pessoas no nosso ambiente). As questões pertencentes a cada domínio são adaptadas para o quotidiano de crianças e adolescentes dessa idade.
Consiste numa série de itens fáceis de responder que devem ser preenchidos pelo profissional responsável pela avaliação, ou pela própria pessoa que realiza o teste. O questionário inclui perguntas sobre os seguintes domínios: bem-estar físico (estar numa condição física apropriada), bem-estar psicológico (um bom estado dos nossos processos cognitivos e emocionais) e bem-estar social (manter relacionamentos saudáveis e ricos com as pessoas no nosso ambiente). As questões pertencentes a cada domínio são adaptadas para o quotidiano de pessoas adultas ou idosas.
Aspectos neuropsicológicos avaliados: capacidades cognitivas
Aspectos neuropsicológicos avaliados: capacidades cognitivas
Problemas de concentração podem se tornar muito importantes. Uma análise do estado das diferentes habilidades cognitivas relacionadas à área de atenção pode nos ajudar a saber quão importante é o alcance dos sintomas de que uma pessoa sofre.
A avaliação cognitiva para a concentração da CogniFit (CAB-AT) atribui grande importância à medição das seguintes habilidades na área da atenção:
Atenção
Capacidade de filtrar as distrações e concentrar-se em informações relevantes.Excelente
\ $ s % acima da média
Atenção dividida é a capacidade de prestar atenção a mais de um estímulo ou actividade ao mesmo tempo. Esse tipo de atendimento pode ser alterado em muitos distúrbios. Se a atenção dividida não for boa o suficiente, qualquer interferência pode modificar o desempenho nas actividades que estão a ser realizadas simultaneamente e, dessa forma, impossibilitar a realização de duas acções ao mesmo tempo.
733Sua pontuação
400Média para a sua idade
A Atenção focalizada é a capacidade de enfocar a nossa atenção num estímulo objetivo, independentemente da duração da fixação. Frequentemente, pessoas com baixa concentração acham difícil concentrar a sua atenção em estímulos ou eventos relevantes e apropriados em cada situação. Isso pode, por exemplo, levar à perda de informações importantes durante uma aula.
502Sua pontuação
400Média para a sua idade
A Inibição é a capacidade de inibir ou controlar respostas impulsivas (ou automáticas) e gerar respostas mediadas pela atenção e pelo raciocínio. Um déficit no controlo inibitório pode levar a comportamentos impulsivos e repetitivos. Isso pode levar a pessoa a realizar actividades inadequadas para o contexto em que se encontra.
531Sua pontuação
400Média para a sua idade
O seguimento cognitivo pode ser definido como a capacidade de seguir o comportamento que executamos e garantir que cumpra o plano de acção preparado. No nosso dia-a-dia, fazemos uso do seguimento numa grande diversidade de trabalho e actividades pessoais. Um problema no seguimento cognitivo pode prejudicar muitas das nossas actividades diárias.
505Sua pontuação
400Média para a sua idade
Tarefas de avaliação que contém
Nossas avaliações cognitivas digitais
Os testes digitais CogniFit são projetados para medir áreas específicas de cognição e são agrupados para formar baterias personalizadas com base nos requisitos exclusivos do desenho do estudo e da população. Saiba mais sobre nossos diferentes testes e como eles podem atender às necessidades exclusivas de seu estudo explorando os detalhes e demonstrações abaixo.
O teste de velocidade REST-HECOOR foi inspirado no clássico Finger Tapping Test da avaliação NEPSY (Korkman et al., 1998). O utilizador deve clicar o maior número de vezes possível em 10 segundos e o mais rápido possível com o rato, ou o dedo se estiver a usar um dispositivo táctil, numa área definida do ecrã. Os dados são recolhidos como o número de cliques durante o tempo alocado, o número de cliques dentro da área definida e o número de cliques fora dela.
Teste de Vigilância Psicomotora
O Teste de Resolução REST-SPER foi inspirado nos paradigmas clássicos da Tarefa Go/No Go (Gordon & Caramazza, 1982), do Teste de Desempenho Contínuo (Conners, 1989; Epstein et al., 2001) e da Vigilância Psicomotora (Dinges & Powell, 1985). A pessoa que faz o teste deve clicar rapidamente nos círculos que aparecem no ecrã e ignorar os hexágonos, caso apareçam. Na tarefa existem apenas 16 itens de círculos e 8 itens de círculos e hexágonos. Para cada item, são recolhidos dados sobre o tempo de resposta, precisão de resposta e distância do cursor ao centro do alvo.
Teste de Congruência Número-Tamanho
O teste de processamento REST-INH é inspirado no clássico teste de Stroop (Stroop, 1935). O participante deve pressionar o maior dos dois círculos, independente do número localizado dentro de cada um deles, ignorando o texto que possa aparecer na parte central superior da tela. Você será solicitado a pressionar o número mais alto, independentemente do tamanho do círculo no qual o número está inscrito.
O teste de equivalência INH-REST é baseado no teste clássico de Stroop (Stroop, 1935). O participante é solicitado a pressionar a barra de espaço (ir) somente se os nomes das cores na tela estiverem impressos na cor correspondente e abster-se de pressionar (não ir) se a cor das letras não corresponder ao nome da cor. cor impressa.
O Teste de Simultaneidade DIAT-SHIF vem do clássico teste de Stroop (Stroop, 1935), do Sistema de Teste de Viena (Whiteside, 2002) e do Teste de Variáveis de Atenção (Greenberg et al., 1996). O examinado deve seguir com precisão uma bola que se move e gira em todas as direções na tela enquanto, ao mesmo tempo, realiza uma variante do teste de Stroop.