Multi-dispositivo
Jogo da mental: Acerta na toupeira
Jogo mental de treino cognitivo
Jogue "Acerta na toupeira" on-line e aumente as suas habilidades cognitivas
Aceda a este recurso científico de treino cerebral
Desafie o seu cérebro
Acerta na toupeira é um jogo de treino cerebral . Para avançar neste jogo mental, teremos que acertar na toupeira, evitando bater no resto ou naqueles que carregam dinamite. No entanto, à medida que o nível de complexidade desse jogo aumenta, as exigências cognitivas serão maiores.
A dificuldade deste jogo mental é adaptada conforme treinamos . Acerta na toupeira é um recurso científico projetado para medir continuamente o nosso desempenho e regular automaticamente a complexidade das tarefas, optimizando assim o nosso treino cognitivo. O jogo mental Acerta na toupeira foi aperfeiçoado para crianças, adultos e idosos para treinar e estimular habilidades cognitivas essenciais .
Como o jogo mental "Acerta na toupeira" melhora as minhas habilidades cognitivas?
Ao treinar o cérebro com jogos mentais como Acerta na toupeira, um certo padrão de ativação neuronal é estimulado. A repetição desse padrão através do treino pode ajudar a encorajar a criação de novas sinapses e circuitos neuronais capazes de reorganizar e recuperar funções cognitivas mais fracas ou danificadas .
O Jogo mental Acerta na toupeira, está desenhado para estimular o potencial de adaptação do sistema nervoso e ajudar o cérebro a recuperar-se de alterações estruturais, distúrbios ou lesões em que as nossas habilidades cognitivas foram afectadas.
1ª SEMANA
2ª SEMANA
3ª SEMANA
Conexões Neuronais CogniFit
Quais as habilidades cognitivas que posso melhorar com o jogo mental "Acerta na toupeira"?
As habilidades cognitivas que estimulamos com este jogo para treinar a mente são:
- Inibição : strong> À medida que este jogo mental avança, estímulos distrativos da mesma cor que o estímulo objetivo aparecerão no ecrã. Quando isso acontece, devemos parar o impulso inicial de acertar no estímulo do distrator. Ao interromper esta ação durante o jogo, as redes neuronais envolvidas na inibição são exercitadas e estimuladas. O fortalecimento dessa importante capacidade cognitiva pode-nos ajudar a impedir comportamentos inadequados e gerar respostas mediadas pela atenção e pelo raciocínio.
- Tempo de reação: Neste desafio mental, tem que acertar no estímulo alvo antes que ele desapareça, então devemos ter bons reflexos para alcançá-los a tempo. Ao praticar este jogo, estamos a activar e a estimular o nosso tempo de reação. Melhorar essa capacidade cognitiva pode-nos ajudar a agir rapidamente em resposta a diferentes estímulos. Por exemplo, quando vemos que um objeto rola ao redor da mesa e acertamos antes que caia no chão.
- Flexibilidade cognitiva: Para avançar neste jogo mental terá que se adaptar às mudanças e procurar os estímulos objectivo seguintes. Ao praticar este exercício, estamos a estimular e a reforçar a nossa capacidade de flexibilidade mental. Melhorar esta capacidade cognitiva pode-nos ajudar a reagir de forma mais flexível a situações inesperadas, como quando descobrimos que já não há um artigo específico no supermercado e temos que pensar numa alternativa, ou quando um caminho é cortado e temos que pensar noutra maneira de chegar ao local desejado.
Outras habilidades cognitivas relevantes são:
- Scanner Visual: para completar cada nível no jogo de treino cerebral Acerta na toupeira , devemos identificar o alvo entre todos os estímulos presentes, o que exigirá o nosso scanner visual. Praticar este jogo permite-nos estimular o nosso rastreio visual. Melhorar essa capacidade cognitiva é fundamental para o nosso dia a dia, pois pode-nos ajudar a detectar de maneira rápida e eficiente os estímulos ou informações relevantes à nossa volta. Por exemplo, para outros veículos na estrada, para uma pessoa conhecida na multidão, ou um texto importante no quadro ou documento.
- Coordenação visual-motora: Para avançar neste jogo mental, precisaremos direcionar o rato com rapidez e precisão para cada um dos estímulos alvo. Ao praticar este jogo de treino cerebral, ajudamos a exercitar e a fortalecer a nossa coordenação oculomotora. Melhorar esta capacidade cognitiva é útil para optimizar a nossa destreza nas atividades em que usamos as nossas mãos. Por exemplo, quando escrevemos, conduzimos, praticamos desportos, ou até mesmo quando abrimos uma lata, ou desapertamos um parafuso. Esta habilidade cognitiva permite-nos realizar uma tarefa simultânea e coordenada, baseada nas informações visuais que recebemos.
- Percepção visual: Para avançar neste jogo mental é importante que nos concentremos em detectar corretamente a cor de cada estímulo e suas características, caso haja uma modificação. Fazendo repetidamente este exercício, estamos a estimular e a reforçar a nossa percepção visual. Melhorar esta capacidade cognitiva permite-nos reduzir os erros perceptuais que podem ocorrer no nosso dia a dia. Por exemplo, ao conduzir, desenhar, decifrar um texto e até cozinhar. Essa habilidade irá permitir-nos distinguir corretamente as especiarias e evitar confundir, por exemplo, sal com açúcar.
- Seguimento neste jogo de treino do cérebro sabemos se estamos a caminhar para o estímulo certo, ou se é preciso mudar a estratégia. Ao praticar este exercício, estamos a estimular a nossa capacidade de seguimento. Melhorar esta capacidade cognitiva pode-nos ajudar a executar com mais eficiência as tarefas como escrever num exame, ou corrigir uma avaria certificando-se que não há erros.
- Percepção espacial: neste exercício mental devemos perceber corretamente onde aparece cada estímulo, por isso precisamos de fazer bom uso da nossa percepção espacial. Praticar este jogo pode estimular a capacidade cognitiva: melhorar a nossa percepção espacial pode ajudar, por exemplo, para conduzir de forma mais segura ou para dar um passeio pela rua sem tropeçar ou esbarrar num obstáculo
O que acontece quando não treino as minhas capacidades cognitivas?
O nosso cérebro está desenhado para economizar recursos, por isso tende a eliminar conexões não utilizadas. Assim, se não se utiliza uma habilidade cognitiva , o cérebro não fornece recursos para esse padrão de activação neuronal, então fica cada vez mais fraco. Isto torna-nos menos capazes de usar essa função cognitiva, tornando-nos menos eficazes nas actividades do nosso dia-a-dia.