Memória Fonológica a curto prazo (MFCP)
Habilidade Cognitiva
Aceda a um completo conjunto de testes de Avaliação da Memória Fonológica a curto prazo e outras habilidades cognitivas
Identifica e avalia a presença de distúrbios ou défices
Estimula e melhora a sua Memória Fonológica a curto prazo e outras funções com exercícios
A Memória Fonológica a curto prazo, também conhecida como memória ecoica, é um dos registos da memória sensorial. Este tipo de memória sensorial é muito curta, mas também muito resistente a danos cerebrais. Pessoas com amnésia severa conservam esta capacidade de memória sensorial.
A Memória Fonológica a curto prazo ou memória ecoica é um componente da nossa memória sensorial que é responsável por reter todas as informações sonoras de curto prazo que recebemos do nosso entorno. Vários estudos sugerem que este sistema pode armazenar uma maior quantidade de informações e por mais tempo (média de 3-4 segundos) que a memória visual.
A Memória Fonológica a curto prazo é um armazém de informação que regista informação auditiva, de natureza pré-categorial, de grande capacidade e persistência limitada. Ou seja, a memória auditiva mantém, literalmente, a entrada de informação ou estímulo sonoro antes de ser processado.
Estes estímulos sonoros passam automaticamente para o processador auditivo central, que transforma os sinais eléctricos do som em conceitos mentais, formando uma espécie de imagem sonora, que pode reter o cérebro por um curto período de tempo. A imagem do som pode ser reproduzido apenas durante esse breve período após o estímulo auditivo.
A memória sensorial é registada no córtex auditivo primário contralateral ao ouvido utilizado. Este armazém de Memória Fonológica a curto prazo a extende-se a várias áreas cerebrales, porque envolve a implementação de vários processos. A maioria das regiões do cérebro envolvidas estão localizadas no córtex pré-frontal (CPF), uma vez que este é o lugar onde o controlo executivo ocorre, e é aqui que é monitorizado o controlo da atenção.
Exemplos de Memória Fonológica a curto prazo ou memória ecoica
- Lembrar-se do nome de alguém que acabamos de conhecer
- Repetir um número de telefone que acabam de dar-nos
- Lembrar-se da direção do onde combinamos almoçar
- Ouvir a rádio e que façam uma pergunta com um prémio, e sabe a resposta, e apressa-se a marca o número de telefone para participar
- Lembrar-se da voz de um familiar
Distúrbios ou patologias relacionadas com défices de Memória Fonológica a curto prazo ou processamento auditivo
Apresentar dificuldades ou problemas no processamento auditivo ou Memória Fonológica a curto prazo pode relacionar-se com a possibilidade de sofrer perturbações do desenvolvimento da linguagem, porque a estas crianças vai custar-lhes repetir sons e palavras necessárias para a aquisição da linguagem. Além disso, estes défices, correlacionam-se habitualmente com dificuldades na aprendizagem da leitura, TDA-H, dislexia de tipo adquirida e discalculia. As crianças que têm défices de memória ecoica ou memória auditiva, têm geralmente problemas para prestar atenção e lembrar as informações que recebem por via oral.
- As crianças com défices de Memória Fonológica a curto prazo têm dificuldade em seguir as instruções que envolvem várias etapas.
- Eles precisam de mais tempo para reconhecer e processar informações que recebem de forma auditiva.
- Um desempenho académico baixo, também pode estar relacionado com o processamento auditivo deficiente.
- É comum que apareçam problemas de comportamento. Os défices no processamento, ou memória auditiva podem levar a criança a frustrar-se e a sentir-se incompetente.
- As crianças com défices de memória de trabalho tendem a ter dificuldades com a linguagem (por exemplo, pode ter problemas para desenvolver o seu vocabulário, entender a linguagem, aprender um novo idioma...)
- Dificuldades para soletrar uma palavra, compreensão da leitura, etc...
Nos adultos, os problemas de Memória Fonológica a curto prazo podem ser encontrados em pessoas que sofreram uma lesão cerebral, os traumatismos crâneo-encefálicos com lesões no córtex pré-frontal dorso-lateral e no córtex temporo-parietal.
Como se avaliam os problemas de Memória Fonológica a curto prazo?
Através de uma avaliação neuropsicológica abrangente pode ser avaliada de forma eficiente e fiável a memória ecoica ou a Memória Fonológica a curto prazo de qualquer pessoa.
Na CogniFit, através da conjunto de testes de avaliação neuropsicológica computadorizada para avaliar o nível cognitivo ou COgnitive Assesment Battery (CAB), podemos medir com precisão o nível cognitivo geral e, especificamente, temos uma série de testes cognitivos para avaliar a memória ecoica.
As tarefas usadas para avaliar a Memória Fonológica a curto prazo (ou memória ecoica) foram inspiradas num dos testes clássicos chamados Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT) de Rey (1964). As tarefas que medem a Memória Fonológica a curto prazo tentar ajustar a capacidade da pessoa para interpretar estímulos auditivos provenientes do seu entorno. Nesta tarefa intervêm o processo de extração do significado desta informação e, em seguida, a capacidade de compreender a mensagem para finalmente realizar a ação memorística correspondente.
O teste sequencial WOM-ASM é muito abrangente, porque além de avaliar a memória ecoica também realiza uma avaliação da planificação do sujeito, a memória visual, memória fonológica de curto prazo, a percepção espacial, o tempo de resposta, a memória do trabalho e a velocidade de processamento.
É possível melhorar a Memória Fonológica a curto prazo?
Sim, a chave para melhorar a Memória Fonológica a curto prazo é melhorar a capacidade de retenção e armazenamento, para assim, torná-la mais eficaz.
Na CogniFit temos vários exercícios clínicos para estimular e treinar a Memória Fonológica a curto prazo ou (memória ecoica). Se alguma coisa nos tem ensinado a neurociência e o estudo da plasticidade cerebral, é que quanto mais usamos um circuito neural mais forte se torna, e isto é aplicável aos circuitos envolvidos nos processos da memória ecoica.
Na CogniFit através do programa de avaliação neurocopsicológica (baseado em divertidos jogos) avaliaremos a Memória Fonológica a curto prazo e, com base nos resultados obtidos, oferecemos de forma automatizada um sistema completo de exercícios cognitivos personalizados para melhorar a Memória Fonológica a curto prazo.
O Programa de Avaliação Neuropsicológica da CogniFit foi concebido por uma equipa de neurocientistas e psicólogos cognitivos que estudam os processos da plasticidade sináptica e neurogênese. São necessários apenas 15 minutos por dia (2-3 dias por semana) para estimular as capacidades e processos cognitivos envolvidos na Memória Fonológica a curto prazo.
Este programa está disponível via on-line. Os diferente exercícios interactivos são apresentados como divertidos jogos mentais que podem ser practicados através do computador. Após cada sessão, a CogniFit apresentará um gráfico detalhado com a evolução do estado cognitivo.
Tem sido demonstrado que estes exercícios online da CogniFit estimulam a criação de novas sinapses e circuitos neuronais capazes de re-organizar e recuperar a função dos domínios cognitivos mais danificados, incluindo a Memória Fonológica a curto prazo.