A Avaliação Cognitiva Acadêmica (CAB-A) é um teste cognitivo que foi criado especificamente para escolas. Traz a teoria neurocientífica para o meio acadêmico.
Bateria de Avaliação Cognitiva Escolar (CAB-A)
Avaliação Cognitiva para Escolas
Teste cognitivo para escolas
Explora o perfil cognitivo dos alunos e o seu impacto académico
Identifica as necessidades dos alunos entre os 7 e os 18 anos
Esta avaliação foi feita por uma equipa multidisciplinar composta por neuropsicólogos, médicos, engenheiros, desenhadores, programadores e científicos coordenados pelo comité de ciência da CogniFit. Os avanços na neuroimagem e nas investigações sobre as habilidades cognitivas em relação com as competências académicas permitiram a criação desta ferramenta.
O CAB-A analisa várias habilidades cognitivas em relação às habilidades acadêmicas.
Objectivos da avaliação
- Conhecer o perfil cognitivo dos alunos
- Conhecer a relação do perfil cognitivo com as disciplinas e conteúdos curriculares
- Conhecer o grau de motivação escolar dos alunos
Competências académicas e cérebro
Graças ao avanço nas técnicas de neuroimagem vamos conhecendo que estructuras e circuitos neuronais estão implicados na resolução de problemas, no cálculo, na leitura, na escrita, na lógica ou na compreensão da linguagem.
Processo digitalizado da avaliação
O CAB-A foi projetado para ser usado por indivíduos, mas sua plataforma online fácil de usar também o disponibiliza para grupos.
1.Questionário sobre a motivação e preferências cognitivas: É um conjunto onde o aluno responfe a questões sobre o que gosta e o que não gosta. A motivação é o motor que impulsa a aprendizagem e por isso é importante conhecer o grau de motivação dos alunos e o seu impacto no âmbito académico.
2.Avaliação cognitiva: através de "provas ou jogos" digitalizados, medem-se um total de 23 habilidades cognitivas, agrupadas nas seguintes áreas: Raciocínio, Atenção, Memória, Coordenação e Percepção
3.Relatórios automáticos: Com a informação do questionário e a avaliação cognitiva emitem-se dois relatórios automáticos, que recebe o profissional (docente, orientador ou terapeuta), onde estão incluídas recomendações para a aula.
- Relatório profissional
- Relatório para os pais e para o estudante